quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Reunião de Diretoria avalia Festa Julina

 
Foto do amigo e vizinho Ceriotti
        A reunião da Diretoria da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Bom Abrigo aconteceu na última terça-feira, dia 04/08, e foi feita a avaliação da Festa Julina que ocorreu no último dia 25/07. Com a presença de vários moradores (a reunião foi ampliada para além da diretoria), decidiu-se também sobre as novas reuniões, a empresa que se instala na rua José Lins do Rêgo, UFECO, entre outros temas.


         Muito produtiva a reunião iniciou-se com a apresentação da nova empresa que se instalará na rua José Lins do Rêgo, do vizinho Alisson Barcellos, com sociedade de Carla Barcellos, moradora do nosso bairro. Feitos os esclarecimentos da forma como as coisas funcionarão, o que será feito no espaço, e com a apresentação dos alvarás junto da prefeitura todos ficaram satisfeitos com as informações prestadas e não encontraram óbice na instalação da empresa em nossa comunidade. No ato o Sr. Alisson Barcellos firmou posição que a sua empresa não irá gerar problemas e tampouco barulho em nossa comunidade, em seguida assinou a ficha de filiação na Associação.

          Em seguida foram passados informes da Eleição da UFECO, União Florianopolitana de Entidades Comunitárias. Neste momento decidiu-se por participar da entidade, contudo sem compor chapa para a eleição que se aproxima. Da mesma forma decidiu-se sobre o CONDECON, Conselho de Desenvolvimento do Continente. Iremos acompanhar as duas entidades, participando de ambas e levando e trazendo os informes de cada qual.

          Na parte de informes foi explanado que inicia-se a obra no Posto de Saúde do Abraão, com a ampliação em quase 100% do espaço existente. A previsão da conclusão da referida obra está previsto para o final do ano, com a criação, posteriormente, de mais uma equipe de saúde.

          Sobre a avaliação da Festa Julina houve unanimidade. Todos concordaram que a festa foi um sucesso, que pequenos foram os erros e os ajustes serão já previstos para o próximo ano de nossa comemoração. A festa trouxe um pequeno ganho financeiro para a Associação e será explanado mais detalhadamente quando o nosso colega Contador da Associação, João, irá fazer o balanço de toda a festa oficialmente.

          Concluindo, teremos reuniões agora duas vezes por mês em nossa sede. Na primeira e na terceira Segunda-feira de cada mês. Ou seja, nosso encontro está marcado para o próximo dia 17 de agosto, a partir das 20 horas, na sede da Associação. Todos são bem vindos e em breve traremos novas informações.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Projeto "Horta Comunitária" dá um passo adiante

          Hortas Comunitárias são um avanço nos países desenvolvidos. Eles estão construindo dentro das cidades, em locais livres, públicos ou privados, alimentos orgânicos e naturais. O objetivo das hortas comunitárias é possibilitar a redução no transporte do alimento, fornecer alimento sem agrotóxico, tornar limpos os terrenos baldios, coletivizar a produção, humanizar o processo e congregar as pessoas em um objetivo comum e nobre. O Bom Abrigo começa agora a entrar neste grupo de comunidades.

          O Projeto Horta Comunitária que se pretende desenvolver no Bairro ainda é um embrião. Pequeno mas com grande potencial para crescer. Não só aqui, mas em toda a cidade, o que traria novamente para todos nós que vivenciamos com nossos pais e avós uma pequena horta ao fundo do quintal. Alguns ainda possuem este hábito, mas muito já foi perdido, principalmente para quem mora em apartamentos.

          Hoje o dono do imóvel ao lado da Associação, Senhor Aldo Cini, forneceu a cessão do uso do terreno para uma Horta Comunitária que poderá ser organizada pela Associação. Sabemos que o terreno é difícil, sabemos do trabalho, sabemos de tudo isto, mas o importante é ter um sonho. Um sonho de congregar os moradores, de deixar o local limpo, dele ter uma utilidade para todos nós e para a nossa pequena sociedade.

          O projeto começará a sair do papel em breve. Precisamos da ajuda de todos e gostaríamos, desde já, a convocar os amigos para construírem uma pequena Horta Comunitária em nosso bairro. Nós agradecemos, nossos filhos agradecem, a comunidade agradece.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Reforma de toda a orla do Bom Abrigo iniciou ontem (30 de julho)

          Iniciou-se ontem a reforma da orla da Praia do Bom Abrigo. Após uma série de atrasos  e postergações a reforma de toda a área pública da praia, com a praça, os decks, a quadra os bancos e tantas coisas mais começou. A reforma começou pela parte de madeirame existente.

          A reforma será grande conforme passou o Secretário do Continente. O início é pela parte de madeira, com o ajuste do deck que está quebrado, a reforma dos bancos e outras áreas que se utilizam da madeira para construção.

          Num momento futuro serão ajustadas as calçadas, a quadra, o parquinho, a academia, e outros itens. O início é importante pois trás novamente a esperança que a praia não fique tão abandonada como ficou nos últimos anos. A ação dos moradores em cobrar melhorias, manutenção e ajustes na praia é importante, mas também não deve parar por aí. O início dá um alento aos corações de quem espera à vários anos pela reforma, principalmente as crianças que hoje não possuem mais um parquinho para brincar.

Grupo Resgate inicia seus trabalhos na sede da Associação




        A parceira criada entre o Grupo Resgate (Coordenado pelo colega Bruno Becker) e a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Abrigo deu mais um passo adiante. Com a reforma da sede concluída a produção de alimentos para pessoas que vivem em situação de risco teve reinício nesta quarta-feira 29 de julho.


          O Grupo Resgate produz alimentos (marmitas) para moradores de rua e moradores de locais carentes de Florianópolis. Com a parceria firmada entre o Grupo e a Associação, o espaço da nova sede também será utilizado pelos amigos e promovem este bonito movimento e dão mais respaldo para que a sede seja utilizada para fins sociais.

          Moradores do bairro e diretores da Associação também se juntaram para ajudar na produção de alimentos que agora ganha mais força neste novo espaço comunitário. O Grupo Resgate cedeu fogões, geladeira, micro-ondas e uma série de utensílios além de terem iniciado o processo de reforma da sede da Associação. A parceria tende a crescer e em breve publicaremos novas informações. Quem quiser ajudar o Grupo Resgate pode comparecer na sede da Associação nas quartas-feiras a noitinha ou conversar com o Bruno Becker.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Festa Julina foi um sucesso!

          A Festa Julina da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Abrigo foi um sucesso! Foi com grande alegria que uma série de atividades se desenvolveu no último sábado a fim de comemorar, mesmo que atrasado, os festejos de São Pedro e São João. Centenas de moradores e amigos do bairro se divertiram e curtiram uma boa comida e uma deliciosa bebida.

          Com início às 16:00 horas, a festa começou com grande alegria. Todos estavam apreensivos nos dias anteriores com a chuva, mas ela deu uma trégua e a festa pode seguir sem esse problema. A primeira parte do "Casamento na Roça" começou no horário previsto, mas infelizmente o noivo fugiu, mesmo estando escoltado por seus "queridos" padrinhos, todos armados com facão, pistola e espingarda.

          Após a fuga do Noivo começou a dança das cadeiras. Uma divertida brincadeira onde todos puderam participar, desde crianças até os adultos e convidados da festa. Ao final a turma do casamento também fez a sua disputa e a "Noiva", como não poderia deixar de ser, ganhou a rodada e conseguiu arrumar um novo parceiro para o casamento.

          Casamento concluído vieram os agradecimentos aos Amigos do Bairro. O Galeto da Mamma, o Água na Boca e o Yukusue foram importantes para a nossa festa, além dele a Tross Construtora que ajudou a iniciar as obras da reforma de nossa sede, a família Ceriotti, ao Daltinho, ao Meira, ao Vereador Pedrão, ao Marcos do Conseg, à Bia do Viva Coqueiros, a Folha de Coqueiros que é nosso informativo do bairro, e tantos outros amigos que sempre se dispuseram em ajudar a construir um bairro mais harmônico.

          Não podemos deixar de falar também da música, inicialmente eletrônica com o Teinho, e depois com a dupla que foi um sucesso a noite, cantando ao vivo desde sertanejo universitário até MPB. Foi um show de bola a parte de entretenimento. Agradecimento especial para a Fran, que fez todo o cerimonial da festa.

          O parquinho de brinquedos também foi importante. Uma verdadeira alegria para as crianças, com tobogã, pula-pula, piscina de bolinha, colchão de ar. Foi uma alegria ver as crianças se divertindo. Além disto teve também toda a parte de comilança. A bebida gelada, o quentão cheiroso, os doces deliciosos, o churrasquinho no ponto, o cachorro-quente bem servido, o pinhão, a pipoca, a maçã-do-amor, o churros, e tudo mais que a festa proporcionou em matéria de comida e bebida.

          Um ponto super-importante foi a barraca da cidadania. Ali as pessoas puderam se filiar à associação, conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos para a nossa comunidade, assinar abaixo-assinado, conversar com os colegas políticos da região, enfim, trazer um pouco daquilo que não encontramos por aí na televisão mas que numa festinha de bairro a gente pode divulgar.

        Concluindo, a festa foi um sucesso. Muita alegria, muita diversão, boa comida, e tudo isto regado a um clima familiar, fraternal, cheio de crianças e pessoas de idade que voltaram a ocupar o nosso bairro, a nossa praia. Infelizmente a fogueira não foi acessa por questões de segurança, mas não há que ser nada, acontecerão outros encontros e, com certeza, o Bom Abrigo ressurge para dizer que a comunidade volta a se unir e trabalhar em prol dela e da cidade.

domingo, 5 de julho de 2015

Amarelinho Bom Abrigo: Uma via crucis...

Imagem do Notícias do Dia
          A linha Amarelinho Bom Abrigo não voltou a circular como havia prometido o Secretário de Mobilidade Urbana de Florianópolis, Senhor Vinicius Cofferri. Afirmando que pensava tratar-se do pedido de retorno da linha Amarelinho Abraão, que têm previsão de retorno no dia 20 de julho, o Secretário pediu desculpas e disse que tentará retornar com o Amarelinho Bom Abrigo em breve.

          Apesar do ofício entregue constar o nome da linha, o nome da associação, de afirmarmos em reunião com o mesmo e com os seus assessores sobre o Amarelinho Bom Abrigo o Senhor Cofferri foi no mínimo deselegante com todos nós. É triste observar o descaso com que alguns profissionais da área pública tratam o cidadão, o pedido de centenas de moradores. Com certeza o tratamento dado a um político não é assim: "ah, eu tinha entendido diferente".

          A Associação sugere aos colegas e vizinhos do bairro que entrem em contato, fazendo também a sua reclamação junto a ouvidoria da Secretaria de Mobilidade Urbana (para acessar clique aqui), a fim de que o Secretário perceba quantos moradores precisam e querem o retorno do Amarelinho Bom Abrigo. Entendeu certo agora Secretário Vinícius, AMARELINHO BOM ABRIGO.

Festa Junina é dia 25 de Julho

 
        A Festa Junina do Bom Abrigo acontecerá no próximo dia 25 de julho de 2015, a partir das 15 horas em frente da praia, junto da pracinha e da quadra de esportes. Estão previstas muitas atividades, desde pescaria, casamento, e tantas outras como também alimentação, com cachorro-quente, pipoca, pinhão e tantas outras coisas gostosas das festas de São João.

         A organização já está se movimentando e queremos contar com a ajuda de todos os colegas. Os contatos podem ser feitos com a Vera, com a Jane, com o Dalton, com o Cláudio ou qualquer outro colega. Contamos com a colaboração de todos e vamos fazer uma grande festa no nosso bairro! Venha participar.