domingo, 3 de maio de 2015

Trapézio instalado na beira da praia faz alegria das crianças


       O trapézio instalado hoje, dia 3 de maio, na beira da praia do Bom Abrigo fez a alegria das crianças que brincavam na praia. Uma coisa pequena, mas que faz com que retorne o sorriso para os rostos de nossas crianças e que começam a querer aproveitar mais o espaço. Há muitas outras coisas que podemos fazer, há muitas ideias, e é importante que todos comecem a participar e doar um pouquinho do seu tempo para arrumarmos o nosso bairro.

         Outros trapézios estão em projeto e com o tempo vamos coloca-los em mais locais para que todos possam brincar, não só agora neste outono, mas por todo o ano. Há projetos de standups feitos com garrafas pet, a reforma do parquinho deve começar em breve, já que os envelopes de licitação deverão ser abertos no dia 8 de maio, então o futuro promete bastante. Vamos aos poucos, mas com muita fé e alegria.

Mutirão de limpeza fez a diferença neste domingo

 
Foto da amiga Vera Farias


       O pessoal se encontrou a partir das 9 horas da manhã e muito serviço havia pela frente. Foram chegando aos poucos, mas com muita vontade e disposição para limpar um dos pontos da praia do Bom Abrigo mais abandonado, o do lado direito, onde encontrávamos lixo, vespeiros, garrafas, e muito mato baixo que dava impressão de abandono além de uma árvore já morta que precisou ser retirada. A limpeza vez uma grande diferença e vamos continuar cuidando da nossa praia.

         Com a presença de pessoal ligado a direção da associação e muita gente com boa vontade o serviço foi cansativo mas também foi muito produtivo. A limpeza do local não trouxe apenas mais limpeza, iluminação, mas também traz a segurança num dos pontos onde sabe-se há consumo desenfreado de drogas. Talvez esta limpeza e com um pouco mais de iluminação o espaço comece a ser utilizado mais por famílias que por drogados.

         Próximo dali, junto do parquinho, os arbustos também foram podados. Já não havia mais possibilidade de andar por aquele espaço sem que tivéssemos que desviar dos galhos das primaveras, dos arbustos que poderiam ferir os olhos dos transeuntes. A poda foi conversada anteriormente com os colegas da Floram que disseram que ela era adequada sim, que poderiam ser retirados os arbustos que estivessem atrapalhando e deixada uma altura de mais ou menos 2 metros até o início das copas.
Foto da amiga Vera Farias

         Esperamos que o mutirão seja bem recebido pelos demais colegas. Buscamos fazer tudo de acordo com as orientações da Floram e dos colegas Engenheiros Agrônomos que vivem conosco em nosso bairro. O próximo passo é a reurbanização do espaço e para isto contamos com o apoio dos arquitetos que vivem aqui no Bom Abrigo. Bom restinho de feriadão e nos vemos em breve.

sábado, 2 de maio de 2015

Domingo é dia de mutirão


       Amanhã é dia de mutirão para a limpeza da região direita da praia do Bom Abrigo. A poda realizada pela Floram foi importante, mas também é importante os amigos participarem da limpeza de parte da praia que ainda não está adequada. Também será um momento para discutirmos o que fazer com este espaço que está tão abandonado atualmente.

        A presença de todos é fundamental, vai nos fazer sentir mais "donos" do bairro, mais próximos enquanto comunidade. Cuidar e limpar o nosso espaço de lazer, de recreação, de convívio vai ser muito importante para que possamos avançar em nosso sentimento de comunidade. O convite está feito e esperamos que amanhã possamos nos encontrar para tornar o Bom Abrigo mais bonito.

Reivindicações e contatos foram feitos na "Prefeitura no Bairro"

        O Projeto Prefeitura no Bairro, quando o Prefeito e os Secretários comparecem na região a fim de coletar as reivindicações e conversar com a população é algo importante e que deve ser explorado de forma organizada pela sociedade. Claro que não é o espaço onde se resolverão os problemas, mas deve ser incentivado pela comunidade para que todos possam conhecer e conversar com quem está a frente das Secretarias e da Prefeitura Municipal. Na manhã deste dia 1o de maio a Associação do Bom Abrigo apresentou algumas demandas para os Secretários de Obras, do Continente e de Mobilidade Urbana.

        Em conversa realizada com os colegas na noite do dia 30 de abril decidimos apresentar apenas algumas demandas mais pontuais sobre o nosso bairro. Na discussão a estratégia foi o de apresentar pontos específicos para serem atendidos com mais rapidez. Com o Secretário de Obras tratamos da instalação de postes de iluminação na praia do Bom Abrigo; com o Secretário de Mobilidade Urbana a conversa sobre o Amarelinho Bom Abrigo e a instalação de um ponto de taxi junto da praia, e com o Secretário do Continente juntamente com o pessoal da Comcap as lixeiras e da limpeza da praia e das ruas do bairro.

         Sobre o parquinho, a quadra de esporte e os instrumentos de ginástica que estão todos quebrados foi informado pela Secretaria do Continente que no dia 8 de maio serão abertos os envelopes que tratam da licitação para reforma de todos os parques do continente. Ou seja, a reforma começará a acontecer em breve segundo o Secretário. Com o Secretário de Mobilidade Urbana já temos uma reunião marcada para o dia 5 de maio, onde reapresentaremos a nossa reivindicação sobre o retorno do amarelinho Bom Abrigo, a restauração dos pontos de ônibus e a instalação de ponto de taxi junto da praia. Com a Secretaria de Obras foi conversado sobre a colocação e ajuste da iluminação junto da praia.

         Alguns destes pontos podem ter uma solução rápida segundo alguns secretários, outros demorarão um pouco mais. O processo de melhoria somente ocorre com a organização da nossa comunidade e com a participação mais efetiva de cada um de nós em nosso bairro, mas não podemos deixar de perceber como um avanço democrático a realização do projeto Prefeitura no Bairro, e devemos sempre cobrar que isto ocorra com mais frequência.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Prefeitura no bairro vem para o Parque de Coqueiros nesta sexta-feira

Foto Mauro Vaz - Divulgação
         O Projeto "Prefeitura no Bairro" acontecerá na próxima sexta-feira, dia 1o de maio, aqui no Parque de Coqueiros, região continental de Florianópolis. A partir das 10 horas da manhã todos os moradores poderão ir conversar com o Prefeito e o seu Secretariado.

         Na noite desta quinta-feira a Associação de Amigos e Moradores do Bom Abrigo irá fazer uma reunião em frente a nossa sede a fim trocar ideias com os moradores a partir das 20 horas. Ali pretendemos escutar os vizinhos e formalizar um documento para entregar ao prefeito na sexta-feira.

         A presença dos colegas no Parque de Coqueiros na sexta-feira é importante, a cobrança por melhorias em nosso bairro e a conversa com os demais moradores da região continental deverão ser a base da nossa ação.

         Para maiores informações da prefeitura (clique aqui).

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Projeto Vizinho Solidário marca a 3ª Reunião

        O Projeto Vizinho Solidário que está sendo implementado em todo o Bairro do Bom Abrigo realizará sua terceira reunião na próxima terça-feira (14 de abril), às 20 horas no novo empreendimento gastronômico que será aberto em breve, na esquina das ruas Teófilo de Almeida e Plácido de Castro. Estes serão os moradores atendidos nesta próxima reunião.

        Duas outras reuniões já ocorreram desde o início do ano e atenderam e implementaram o Projeto nas Ruas Padre Réus e Voluntário Fernando Caldeira, a outra reunião atendeu os moradores da rua José Lins do Rego. Todas as ruas do bairro serão atendidas pelo Projeto até o final do primeiro semestre, este é o objetivo,

        Todos os vizinhos das ruas Teófilo de Almeida e Plácido de Castro estão então convidados a participar da reunião e outros que porventura tenham perdido a oportunidade de participar das outras reuniões também poderão vir. Sempre contamos com a presença dos colegas do CONSEG de Coqueiros para promover a explicação do projeto e já dispomos das placas de identificação e adesão ao projeto para vendas.

Associação e Grupo Resgate firmam apoio

Imagem do site Notícias do Dia online
        A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Abrigo e o Grupo Resgate firmam acordo para melhor utilizar a sede da associação e promover o bem comum em nossa sociedade. O acordo firmado já ao final do ano passado (2014), e reafirmado em fevereiro de 2015 permitiu o início da reforma da sede da associação e a possibilidade de promover ações sociais.

        Com a participação efetiva do vizinho Bruno Becker, que viveu sua infância no bairro Bom Abrigo o Projeto Resgate busca trazer dignidade para a comunidade carente e promover ações de resgate de pessoas em situação de risco. O termo de colaboração existente entre a Associação e o Grupo disponibiliza o espaço da sede apenas nas quartas-feiras a fim de que os voluntários do Grupo Resgate produzam o alimento que será levado para as comunidades carentes da região central e continental de Florianópolis.

        Para os vizinhos que possuem dúvidas sobre o Grupo Resgate apresentamos a notícia publicada no Jornal Notícias do Dia de 30 de março de 2015. Para tanto, basta (clicar aqui).